Como criar uma boa identidade visual

Olá, caro leitor,

Para se desenvolver uma identidade visual de sucesso, é importante que o conceito da marca seja bem elaborado.

Marca nada mais é do que um signo, tanto verbal como visual, cujo objetivo é transmitir um significado. O signo verbal, isto é, o nome, ao tomar forma, transforma-se no signo visual. Este, tem o papel fundamental em refletir visualmente o significado de uma empresa, por exemplo, ao seu público-alvo.

Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que, juntos, expressam de maneira formalizada a personalidade visual do conceito da marca. Dentre estes elementos, há o logotipo, o símbolo, a cor e o alfabeto padrão, chamados de elementos institucionais. Estes devem ser criados conforme um conjunto de normas e especificações.

Além destes elementos citados acima, a identidade visual também engloba as formas visuais de aplicação da marca, como por exemplo, elementos auxiliares, papelaria, embalagens, sinalização, design de produtos, web design, arquitetura, design de interiores, publicidade, dentre outros.

Esse conjunto, desenvolvido segundo um sistema integrado e padronizado em que os elementos estejam todos interligados entre si, constitui o Sistema de Identidade Visual (SIV).

Quanto mais bem projetado for o SIV, maior será a pregnância da marca ao público-alvo.

Fatores importantes no design do logotipo ou símbolo

Histórico e Briefing

Antes de mais nada, há dois fatores importantes no desenvolvimento de uma identidade visual, o histórico e o briefing. O primeiro,  consiste em pesquisar toda a história e trajetória de uma empresa até o presente momento. O segundo, representa a coleta de informações a respeito da empresa e de suas necessidades de design. Ambos são imprescindíveis ao designer para se nortear na realização de um projeto.

A partir dos fatores acima, há outros a serem considerados:

Conceito

É necessário analisar se o desenho do logotipo ou símbolo tem associação e relação com o conceito que se procura transmitir.

Legibilidade

O desenho precisa de características tipográficas perfeitas para que sua leitura seja facilmente reconhecida, ou seja, legível.

Contemporaneidade

O desenho deve ser pensado visando sua estabilidade ao longo dos anos. É preciso considerar se ainda será eficiente e bom daqui há uns três anos ou cinco, por exemplo. É importante também evitar que seja projetado seguindo algum modismo.

Pregnância

Deve-se considerar se o desenho é de fácil memorização.

Uso

Este fator corresponde a refletir se o desenho e as aplicações serão compatíveis entre si em questões relacionadas a custos e processos.

Dicas ao desenhar um logotipo e símbolo

  • Um logotipo precisa estar associado ao tipo de negócio que representa.
  • Como dito, anteriormente, o logotipo necessita apresentar uma boa legibilidade.
  • Deve-se evitar que seja desenhado por um amador.
  • Quanto menos elementos melhor. A simplicidade ajuda na memorização e reprodução.
  • Evite traços muito finos. Podem não ser vistos numa redução ou à distância. Será também pouco legível numa versão negativa.
  • Não incrementar muito o desenho das letras.
  • Crie uma personalidade ao símbolo, para não ser comum.

A concepção do design não deve envolver unicamente as pessoas da empresa. É imprescindível que o público-alvo também seja incluído. Isso se dará por meio de pesquisas. Porém, é bastante relevante que o designer exponha sua opinião e tenha bom senso.

O acompanhamento com o cliente desde o princípio, em projetos simples, é o aconselhado. Recomenda-se que geradas as alternativas, faça-se uma seleção. As alternativas selecionadas deverão ser apresentadas ao cliente. Nesta entrevista, o interlocutor escolhe o partido adotado e poderá propor possíveis modificações. Estas serão avaliadas pelo designer se são consistentes ou não. Após isso, iniciam-se as etapas de refinamento e de testes (de cor e traços).

Feitos os testes, realiza-se a etapa de especificação, em que são definidos: as versões, a construção, a imagem corporativa, os usos indevidos, a utilização e, por fim, as aplicações.

É recomendado que essas especificações sejam apresentadas e entregues à empresa na forma de um manual de identidade que servirá de guia para a reprodução fiel dos elementos.

Seguir esta metodologia na confecção do seu projeto é de extrema importância e você irá, com isso, agregar valor ao seu trabalho e atingir com mais facilidade seu objetivo de sucesso!

REFERÊNCIAS

STRUNCK, Gilberto Luiz Teixeira Leite. Como criar identidades visuais para marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. Rio de Janeiro: Rio Books, 2007.

COSTA, Joan. A imagem da marca. Um fenômeno social. São Paulo: Edições Rosari, 2008.

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de identidade visual. 4 ed. Rio de Janeiro: 2AB, 2009.

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