Olá, caro leitor,
Para os apreciadores do cinema, este artigo aborda a existência de uma função não muito percebida, especialmente no Brasil, a direção de arte.
Primeiramente, vamos entender os conceitos dessa interessante profissão e suas importantes funções numa produção cinematográfica (Parte 1).
Usando como exemplo o filme “O Regresso” veremos o qual importante é o papel do diretor de arte para o sucesso desta produção cinematográfica (Parte 2).
O que é um diretor de arte?
O diretor de arte pode trabalhar em várias áreas de atuação, como: publicidade e propaganda, produção gráfica, teatros, TV, vídeos e cinema. Como pode perceber o diretor de arte pode trabalhar juntamente com um designer. Interessante né?
Tendo conhecimento disso, podemos adentrar muito a respeito dessa profissão. Porém, o objetivo aqui é tratar da importância do diretor de arte para o cinema.
O diretor de arte no cinema
Chamado também como production designer ou designer de produção (pelos norte-americanos), o diretor de arte que trabalha com cinema é responsável por várias funções como até cuidar do figurino, cenografia, maquiagem, adereços etc.
Conforme fala Vincent LoBrutto (2002, p. 20), o designer de produção é a arte da narrativa cinematográfica. Ele precisa interpretar o roteiro e a visão do diretor para o filme.
O processo e a aplicação do design de produção renderizam o roteiro em metáforas visuais, paleta de cores, arquitetura, locais, designs e sets. Durante uma produção cinematográfica o designer de produção realiza pesquisas e estuda o contexto histórico de um filme. Ele é quem faz a interpretação de um roteiro e, com isso, transforma a história e os personagens em imagens.
Seus projetos abrangem a arquitetura, a decoração, o espaço físico, a tonalidade, a textura etc. É responsável também por gerenciar uma equipe criativa de: diretores de fotografia, figurinistas, cenógrafos, camareiros, maquiadores, maquiadores de efeitos, designers de interiores, pintores, entre outros. Precisa ter, com isso, um conhecimento técnico do trabalho dessas funções.
Segundo Benedito Ferreira dos Santos Neto (2019, p.7), são realizados dois componentes na direção de arte. Primeiro, é a construção do espaço cênico que constitui a “concepção e execução de cenários e objetos”. Segundo, é caracterização dos atores que constitui a “concepção e execução dos figurinos, adereços, maquiagem e penteados”.
O diretor de arte realiza as suas criações em conjunto com o diretor e o diretor de fotografia. Cabe a ele materializar o que foi escrito no roteiro. Sua interpretação será aplicada em todas as etapas da criação de um filme, no set de filmagem, nas posições de câmera, na escolha dos objetos, tecidos etc. O diretor de arte dá as sugestões e opiniões ao diretor.
Na cinematografia, a criação do espaço cênico, projetado pelo diretor de arte, tem a função de criar, através da câmera, uma ilusão de realidade transmitida ao espectador. Essa ação cinematográfica permite que o espectador seja transportado para um mundo que não é o seu (FIGUEIREDO apud VARGAS, 2014, p. 8).
No processo da atuação do designer de produção, há o uso desde esboços com papéis e lápis até concepts animados e virtuais com tecnologia tridimensional. Este profissional dá forma ao design visual de um filme, isto é, traduz em imagens a ideia do diretor presente no roteiro que constitui uma linguagem verbal (SANTOS, 2017, p. 10).
Segundo Marcelo Moreira Santos (2017, p. 11), enquanto o roteiro “desenvolve a informação dos caminhos da história a ser contada”, é a direção de arte que “dá relevo, dimensão, profundidade, contornos e identidade à informação”. Dessa forma, é o diretor de arte que torna o “ideal estético”, buscado pelo cineasta, tangível, que traz a realidade almejada.
O designer de produção necessita ser “versado em arquitetura, moda, história, psicologia, fotografia, design de interior, tecnologia, política, ecologia, economia etc.”. Cada filme, com isso, apresenta no seu arranjo visual uma complexidade de detalhes que foram criados a partir da habilidade de um diretor de arte (SANTOS, 2017, p. 11).
Etapas na direção de arte
Segundo Marcelo Moreira Santos (2017, p. 12), após a leitura do roteiro e das informações transmitidas pelo diretor de cinema, o diretor de arte passa por importantes etapas tais como a pré-produção, a produção e atéa pós-produção cinematográfica.
A etapa da pré-produção possui as seguintes fases:
- Preparação: pesquisa iconográfica. Frequenta-se bibliotecas, livrarias, museus, exposições e locações; em que são procurados novos contatos, pesquisadores e peritos; ou ainda consultados jornais, revistas e internet; referências como pinturas, fotografias e filmes.
- Expansão ou Incubação: criação e desenvolvimento dos desenhos, ilustrações, concepts visuais, animatics e storyboards; construção de maquetes de cenários e ambientes.
- Transição ou Iluminação: delimitação das fronteiras, isto é, restrições ao roteiro, às opiniões, escolhas, decisões e sugestões do diretor; ao orçamento e, por fim, ao campo de visão da câmera. O diretor de arte pode também expor largamente suas ideias, propostas e hipóteses à sua equipe.
- Maturação ou Verificação: gerência e análise de todos os resultados da equipe. É a fase dos “testes de figurino, de certificações na construção de cenários e/ou na adaptação das locações, de verificações dos efeitos visuais, mecânicos ou de maquiagem”. Tudo o que foi planejado pelo diretor de arte torna-se real.
A etapa da produção consiste nas filmagens em si. Na produção, todo o planejamento realizado, que compreende a criação, desenvolvimento e gerenciamento, está consolidado e pode ser constatado em cada set, tomada, ação filmada, entre outros.
Para o diretor de cinema, a presença de um diretor de arte nos sets de filmagem é muito importante. O “olhar clínico e detalhista” do diretor de arte ajuda a detectar problemas sutis nos vários setores como figurino, maquiagem, cenários etc. (SANTOS, 2017, p.15).
Por fim, o diretor de arte atua também, atualmente, na etapa da pós-produção. Trabalha, por exemplo, em conjunto com o supervisor de efeitos digitais que segue as ilustrações desenhadas como base para a criação dos cenários e personagens virtuais ou então no tratamento de coloração e estilização das imagens captadas na fase de filmagens. Com isso, o diretor de arte possui um papel relevante atuando como um designer nas produções cinematográficas em todas as etapas, sendo que na pós-produção trabalha também no fechamento visual de um filme (SANTOS, 2017, p.15).
Conclui-se que o papel do diretor de arte no cinema é fundamental. Sua atuação ao lado do diretor de cinema é imprescindível, pois ele contribui consideravelmente no processo de criação sendo o responsável por dar vida à ideia. O diretor de arte dirige todos os demais setores que fazem parte da produção cinematográfica. Além disso, faz parte de todas as etapas da concepção de um filme: pré-produção, produção e pós-produção.
Dando continuidade a este artigo (Parte 1), o próximo artigo (Parte 2) tratará da importância do diretor de arte para o premiado filme O Regresso (2015).
REFERÊNCIAS
LOBRUTTO, Vincent. The filmmaker’s guide to production design. Nova York: Allworth Press, 2002, 217 p.
NETO, Benedito Ferreira dos Santos. Três reflexões sobre a direção de arte no cinema brasileiro. 2019. 138 f. Dissertação (Mestrado em Arte e Cultura Visual) – Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
SANTOS, Marcelo Moreira. A Direção de Arte no Cinema: uma abordagem sistêmica sobre seu processo de criação. 2017. 17 f. Artigo (Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais), Santa Maria, Rio Grande do Sul, 29 jan. 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/23914/pdf>. Acesso em: 5 mar. 2020.
VARGAS, Gilka Padilha. Direção de arte: a imagem cinematográfica e o personagem. 2014. 13 f. Artigo (Encontro Nacional de Pesquisa em Comunicação e Imagem – ENCOI), Londrina, Paraná, 24 e 25 nov. 2014.